VPN
O que é uma VPN ?
Virtual Private Network (VPN) ou rede privada virtual é uma rede privada (rede com acesso restrito) construída sobre a infraestrutura de uma rede pública (recurso público, sem controle sobre o acesso aos dados), normalmente a internet. Ou seja, em vez de utilizar links dedicados a interligar redes remotas, utiliza-se a infraestrutura da internet.
A principal motivação para a implementação de VPNs é financeira: links dedicados possuem preços elevados, principalmente quando as distâncias são grandes. Sendo a internet uma rede de alcance mundial, que tem pontos de presença espalhados pelo mundo, conexões utilizando-a podem ter um custo mais baixo que o dos links dedicados.
Funcionamento das VPNs
Utilizar a internet como infraestrutura para conectar redes privadas é uma ótima solução em termos de custo, mas não podemos nos esquecer de que ela é uma rede pública, na qual os dados em trânsito podem ser "lidos" por qualquer equipamento. Os dados trafegam criptografados pela internet em "túneis virtuais", criados pelos sistemas de VPN que utilizam criptografia. Esses sistemas que são capazes de "entender" os dados criptografados formam uma "rede virtual" sobre a rede pública, é essa rede virtual que é conhecida como VPN.
Para incorporar segurança na comunicação entre as redes privadas, é necessária uma estratégia para trocar dados criptografados (codificados), de maneira que, se os dados forem interceptados durante a transmissão, eles não possam ser decifrados.
Todos os usuários da VPN, mesmo estando em pontos distintos, trabalham como se estivessem dentro de uma rede comum. Lembrando que todas as informações que trafegam dentro da VPN estão criptografadas, assim, se forem interceptadas, não poderão ser lidas, pois somente os pontos de VPN autenticados saberão como "ler" essas informações.